Como todos os estabelecimentos comercias, os hotéis, motéis e pousadas devem cumprir certas normais do código de defesa do consumidor para lhe garantir uma boa experiência em suas férias por isso é importante saber seus direitos antes de iniciar sua viagem, vale a pena anotar esses direitos e ter mais tranqüilidade para contratar um serviço de hospedagem.
Primeiro, o hotel, pousada ou motel tem a responsabilidade de lhe assegurar a sua segurança dentro das dependências do local, isso com respeito a brigas, roubos, qualquer confusão ou danos aos seus pertences. Também é seu direito ter informações de todos os detalhes dos serviços oferecidos como preços e o risco que um serviço pode oferecer como por exemplo a profundidade da piscina.
Uma diária em pousadas e hotéis são de 24 horas, embora alguns exigem a saída 2 horas antes do final da diária essa prática é contra a lei. Por isso, a Lei do Turismo (Lei 11.771/08), no art. 23, § 4, dispõe que o valor de uma diária deve ser cobrado por 24 horas de uso, e não menos que isso. Na mesma legislação, está prevista multa para os estabelecimentos que descumprirem essa exigência legal (art. 36).